quinta-feira, 8 de julho de 2010

Internet x Estudo


Você provavelmente já deve ter escutado, ou lido essa frase em algum lugar: ‘’A internet não me deixa estudar’’. A maioria das pessoas quando descobrem a internet, viciam rapidamente em alguma rede social. A possibilidade de comunicar-se com varias pessoas instantaneamente, curtindo ainda o conforto de sua casa, podendo ser quem quiser, como quiser são fatores decisivos para o vicio tornar-se algo concreto.
É muito comum o erro das pessoas não saberem administrar seu tempo, ainda mais tratando-se de estudos, hoje quero falar um pouco sobre como você pode organizar melhor seu tempo pra conseguir conciliar estudos e internet.
É obvio que sou compulsivamente usuário do twitter, adoro o leque de possibilidades que a rede me traz, no inicio, quando o vicio era maior confesso ter deixado os estudos um pouco de lado, porem, esse ano antes das aulas começarem parei pra pensar como lidaria com o terceiro ano da faculdade e meu vicio no twitter. Pensei em três possibilidades:






Primeira possibilidade: Abrir mão do twitter, e de todas as redes que participo e dedicar-me somente ao estudo!
Essa é uma excelente opção, eu estaria me dedicando único e exclusivamente a uma coisa! Porem, eu cairia no tédio rapidamente! Sabia eu que facilmente entraria em um estado deplorável de uma crise existencial profunda! Desde meus tempos de colégio não consigo me dedicar apenas a isso. Mesmo que eu usasse meu tempo livre pra fazer outras coisas eu seria submetido a usar a internet e alguma ferramenta de alguma rede social, pois, tudo em uma faculdade esta relacionado com a internet, desde um livro que preciso emprestar na biblioteca até no final de cada bimestre as temíveis notas. Entrando desse ponto cai na segunda possibilidade.
Segunda possibilidade: Conciliar estudos e twitter, e todas as redes sociais que participo!
Observei as varias vantagens que ganharia com ela, e de cara resolvi aprofundar-me e pensar como conseguiria ir bem aos estudos sem abrir mão da vida digital, então pensei em alguns passos:
  • Dormir bem para conseguir prestar atenção nas aulas, confesso que mesmo quando durmo bastante eu continuo com sono, fato, porem consigo prender minha atenção facilmente após uma noite ‘’bem dormida’’.
  • Durante cada aula anotar os pontos principais de cada conteúdo e começar a esboçar um pequeno resumo das matéria.
  • Anotar também em uma folha a parte minhas duvidas para sana-las com algum professor, ou então, em um livro.
  • Ao chegar em casa almoçar, descansar um pouco, seja no computador ou dormir, logo após isso revisar toda a matéria estudada naquele dia. Todo esse processo de revisão não tomara mais que 40 minutos.
  • Após esse tempo, ai sim ficaria livre para a internet.
  • Em caso de trabalho, ao saber da existência de algum, imediatamente comece a pesquisa, veja os livros disponíveis com o assunto, se for o caso pesquise na internet e deixe o conteúdo que usara na construção de seu trabalho separado, assim ele ficara ‘’meio caminho andado’’. Não deixe para concluí-lo perto do dia de entrega, faça um pouco por dia, ou dependendo do trabalho escolha uma tarde da semana e dedique-se apenas a ele, e termine-o.
  • Seguindo esses passos, ao chegar o temível período de provas você estará com tudo resumido, e claro devidamente preparado para elas.
  • Claro que reclamaremos sempre de ter que estudar nos dias antecedentes as provas, mas reclamaremos pela quantidade de resumos para ler, e não pela nota que ganharemos, ou deixaremos de ganhar.
  • Se você for do tipo extremamente capaz de seguir horários, faça um cronograma de seu dia, do tempo que passara estudando e no tempo que passara na internet, coloque um relógio do seu lado e dedique-se em cumpri-los. Confesso que nunca consegui essa proeza, conto único e exclusivamente com meu relógio biológico.


Terceira possibilidade: Abrir mão do twitter, e todas as redes sociais que participo e dos estudos.
Claro que eu jamais faria isso, fora de cogitação, se essa for sua opção repense na vida, e, em seu futuro, não digo por abrir mão da sua vida virtual, e sim dos estudos!

A idéia principal é você estudar um pouco cada dia, isso ira fazer com que a taxa de conteúdo diminua nos dias anteriores ao das provas. Eu sou extremamente neurótico com provas, sempre acho que irei mal, sempre reclamo da quantidade de matéria para estudar e sempre acho que não darei conta do conteúdo estipulado para tal. Tais atitudes fazem parte de mim, já me adaptei, porem, escolhi [das três possibilidades] a segunda, e sempre me dou bem com as notas no final do semestre. Não abro mão de blogar, de twittar, de fazer qualquer outra coisa que adoro na internet, mas também estou sempre antenado com os conteúdos na faculdade!
Cada um com seu jeito, com seu estilo, com sua rotina! O que não podemos é relaxar e acabarmos perdendo notas, e conseqüente reprovarmos em alguma matéria, afinal nosso futuro depende disso!
Em uma próxima oportunidade falo sobre conciliar trabalho, internet e estudos!

Tema sugerido por @dannyel_galvao
Até a próxima!

3 Comentários:

Anônimo disse...

Minhas notas afundaram-se profundamente quando me viciei na internet ! Uhsauhasu mas com o tempo aprendi a conciliar o Estudo, e a internet :D

Hsc_Aju disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hsc_Aju disse...

quando se sabe conciliar a internet com estudos tudo é possível... vicio bele, mas com consciência e responsabilidade.

Postar um comentário

Gostou ? então comenta !

Mas com essas condições;
- Pode xingar
- Mas se for xingar, xingue sobre o post
- Evite spam
- Pronto pode comentar agora.

 
Google Analytics Alternative