
O aplicativo, chamado de ChateTvOnline, afetava apenas os usuários da versão antiga do Orkut. Mas de acordo com o analista, essa ainda é a versão usada por uma grande parcela dos membros da rede social.
Quem descobriu o golpe foi o delegado Emerson Wendt, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Em seu blog, o especialista em crimes virtuais publicou um relato sobre como funciona o script, que usava, entre outras coisas, um domínio do tipo typosquatting: um endereço que se aproveita dos erros de digitação de usuários para capturar os seus dados.
No caso do ChateTVOnline, o aplicativo usava um script hospedado no domínio Goooble.com.br, registrado para se parecer com a URL do mecanismo de busca mais usado atualmente, o Google.
Mais tarde o criador do aplicativo, que usa o apelido Subzero, deixou dois comentários no post publicado por Emerson, alegando ter conseguido os dados de 150 mil perfis do Orkut e dizendo que perdeu 30 reais por causa do cancelamento do domínio, denunciado pelo delegado.
Recentemente a rede social já tinha sido alvo de um ataque que explorava uma falha de segurança do site. Na ocasião, ao visualizar uma imagem da bandeira do Brasil, o usuário era alertado por uma janela com a mensagem “Pegadinha do Malandro” e o perfil era associado, automaticamente, a cinco comunidades do Orkut.
Vale a pena lembrar que a Google mantém uma página oficial com dicas de segurança para o uso da rede criada por Orkut Büyükkökten.
0 Comentários:
Postar um comentário
Gostou ? então comenta !
Mas com essas condições;
- Pode xingar
- Mas se for xingar, xingue sobre o post
- Evite spam
- Pronto pode comentar agora.